Tipos de nós de gravata

A partir do século XIX a gravata deixou de ser um acessório que providenciava apenas proteção do frio e começou a fazer parte do look masculino, demonstrando seu estilo e posicionamento. Atualmente, uma gravata ajuda a mostrar o estilo de vida do seu usuário, através de seleção de modelos, tecidos, cores e nós. Escolher um nó de gravata é tão importante quanto escolher uma cor\ estampa certa para ocasião certa. Apesar de existirem inúmeros nós de gravata, a maioria prefere um nó simples, conhecido como Four in Hand. Porem há vários nós que podem valorizar ainda mais uma gravata ou tornar um look mais casual ou elegante. Todos os nós de gravata podem ser divididos em 5 principais categorias:

  • Pelo uso: Comum ou Incomum
  • Pelo grau de dificuldade: Fácil, Médio, Difícil
  • Pelo tamanho: Pequeno, Médio, Grande
  • Pela simetria: Simétrico ou Assimétrico
  • Pelo momento de uso: Casual, Social, Oficial

 

Uso: Comum | Incomum

Nós comuns são aqueles que podem ser vistos quase todos os dias no mundo inteiro. Eles normalmente são fáceis de fazer e podem fazer parte de uniformes. São ótimos para uso no dia-a-dia e em eventos tradicionais.

Exemplos: Four in Hand, Semi-Windsor, Windsor, Nó de borboleta.

Nós incomuns são aqueles que podem ser vistos com frequência menor e normalmente são feitos pelas pessoas que usam gravata todos os dias com objetivo de diferenciar seu look. São perfeitos para destacar personalidade marcante e virar centro de atenção.

Exemplos: Shelby-Pratt, Nó Oriental, Balthus, Vitoriano, Príncipe Albert, Nó Trindade, Nó Eldredge, Café e entre outros.

 

Nó Oriental | Nó Cafe | Nó Windsor

Tamanho: Pequeno | Médio | Grande

Nós pequenos são ótimos para uso no dia-a-dia. Combinam bem com looks mais elaborados, pois não roubam atenção. Nó de gravata pequeno é uma solução para pessoas muito altas.

Exemplos: Four in Hand, Oriental, Vitoriano

Nós médios equilibram melhor o look. Atendem bem as pessoas quanto mais altas tanto mais baixas.

Exemplos: Pratt, Trindade, Eldredge, Café, Semi-Windsor

Nós grandes são bastante polêmicos. São mais indicados para ocasiões não formais. O uso de nó grande em eventos formais e reuniões de trabalho demarca sua presença e chama atenção. Nós de gravata grandes combinam com pessoas de personalidade marcante e projetam autoconfiança. Combinam bem com pessoas altas. Podem ser usados para valorizar tecido bonito da gravata. Acompanham bem terno de três peças e\ ou sobretudo. É necessário ter uma gravata longa para fazer esse tipo de nó. Historicamente nós grandes foram usadas pelas pessoas polêmicas, como artista surrealista Balthus, Duque Windsor, entre outras.

Exemplos: Windsor, Balthus, Hanover, Christensen

Simetria: Simétrico | Assimétrico

Nós simétricos demonstram mais harmonia e equilíbrio. Combinam bem com look tradicional. Transmitem confiança e seriedade. É uma ótima escolha para usar em uma reunião de negócios, demonstrando para sócios, cliente e\ ou parceiros que confiabilidade e segurança.

Exemplos: Pratt-Shelby, Trindade, Christensen, Café, Balthus, Windsor

Nós assimétricos são mais modernos e descontraídos. Tornam um look mais interessante. Fazem com que a pessoa parece mais alta. Transmitem personalidade.

Exemplos: Four in Hand, Vitoriano, Príncipe Albert, Oriental.

Nó Vitoriano | Nó Príncipe Albert | Nó Shelby-Pratt

Grau de dificuldade: Fácil | Médio | Difícil

Nem todos os nós de gravata são difíceis de fazer, existem vários nós interessantes que podem ser feitos em menos de 5 passos. Nós fáceis são apropriados para quem não usa gravata com frequência e consequentemente não tem muita prática. Eles também são úteis em dias quando está na correria e sem tempo. Vale lembrar que nó fácil nem sempre é tradicional e sem graça. Existem nós, como pro exemplo Nó Vitoriano, que são fáceis de fazer mas também são considerados incomuns.

Exemplos: Four in Hand, Oriental, Pratt-Shelby, Vitoriano

Nós difíceis são perfeitos para quem já tem bastante habilidade e prática e quer algo diferente. Nós de alta dificuldade ajudam a transforma um look sem gastos adicionais. É uma ótima solução para quem usa gravata quase todo dia ou está em uma viagem de negócios.

Exemplos: Trindade, Balthus, Café, Eldredge, Windsor

 

Sabendo dessa classificação, é possível escolher um nó de gravata para cada ocasião. Se você está com pressa mas precisa de um look serio e ao mesmo tempo interessante, nó Pratt-Shelby vai atender muito bem sua necessidade. Caso precisa demonstrar personalidade marcante e atrair atenção nó Trindade ou Balthus são ótimos para essa ocasião.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *