Surgimento da profissão de figurinista

O figurino, na sua forma primitiva, surgiu quando foi criado primeiro teatro na Grécia Antiga, facilitando a interpretação dos personagens com máscaras. Essas primeiras máscaras passavam as emoções primitivas como alegria, tristeza, raiva, entre outros. Com o passar dos séculos os trajes usado pelos atores começaram a ganhar mais importância. Confira os acontecimentos que marcaram a evolução histórica da profissão.

image_1797-Halcyon-Days

XVI – XVIII

Durante o século XVI, em muitos casos, os figurinos eram parecidos com roupas da época, porem divididos em categorias, tais como figurino antigo, para representar um período histórico, tradicional; imaginário, para um personagem surreal, alegórico; nacional, para distinguir os grupos diferentes no palco do teatro sem necessariamente ser fiel a realidade. Já na segunda metade do século XVIII começaram surgir as diferenciações entre a tragédia e comédia, criando para os atores de tragédias looks mais elaborados, sofisticados e formais.

XIX

O figurino na Europa surgiu no século XIX. O movimento romântico na Europa influenciou em desenvolvimento da profissão de figurinista, considerando que uma das características da primeira etapa de romantismo era a idealização do passado. Os jovens começaram a se interessar pela história e obras de arte e literatura, produzidas no período medieval. Um dos momentos marcantes é a crítica do dramaturgo britânico James Planché sobre os figurinos das peças do Shakespeare, apontando a necessidade de ser mais fiel à época representada. Além do movimento romântico e exotismo, o século XIX teve mais um acontecimento que mudou para sempre o trabalho de figurinista – o lançamento do primeiro filme, que abriu novas oportunidades para atores além do teatro e, consequentemente, para figurinistas.

XX

Um dos momentos importantes na história de figurino é a chegada de ballets russos organizados pelo Diagelev em 1909. As apresentações de Ballets Russos na Europa mostraram na prática a importância de trabalho de figurinista e conseguiram integrar os artistas com companhias de teatro.

2001_284

medium_ED_v.57_BalletsRusses_Cover

O ponto positivo de participação de artistas na criação e produção de espetáculos era o crescimento da influência do teatro e cinema, por outro lado, existiu um ponto negativo: a profissão de artista prevê uma personalidade forte e traços característicos, que nem sempre combinavam com a visão do diretor e equipe de produção, onde o figurino e o cenário não podem roubar a cena do ator e atrapalhar a transmissão da mensagem para o espectador. Esse conflito criou a busca pelos artistas especializadas em figurino, que conseguem dar prioridade a transmissão da ideia do roteiro do que da sua personalidade.

Durante a Primeira Guerra Mundial a arte e o teatro passaram a ter motivação e patriotismo como principal objetivo. Por exemplo na Rússia, que fez parte da Tríplice Entente, aconteceram várias mudanças no mundo artístico. Alguns odiaram a guerra, já outros elogiaram a iniciativa do país. Nesta época, houve grande procura por criação de figurino histórico e atual para peças de teatro patrióticas. Outro evento marcante aconteceu em 1925, quando Howard Greer, do estúdio Paramount, contrata Edith Head para ser sua assistente. E dez anos depois ela se tornou a referência na área de figurino em Hollywood.

Figurinista Edith Head

Durante a crise econômica nos anos 1930, provocada pelo crash da Bolsa de valores de Nova York, EUA, foram criados figurinos luxuosos no cinema e teatro. Um dos exemplos é o vestido em cetim branco decorado com pedras, usado pela atriz Ginger Rogers no filme Ritmo Louco.

24d00ce79c5d6a64c99214326b5ab8c5

Durante os anos 1940, a principal tarefa do figurinista era ajudar a selecionar as roupas trazidas pelo idealizador, sendo que a profissão só começou a adquirir relevância no anos 1950 – 1960. A partir desta época é que a influencia do cinema cresce, ajudando superar o impacto da Segunda Guerra Mundial através de filmes como, por exemplo As Aventuras de Super-Homem, que foi lançado como seriado em 1948. As aventuras de Super-homem teve tanto sucesso que foi o primeiro seriado apresentado em sala de cinema. Em 1949 o figurino ganha sua própria categoria no OSCAR em 1949, que inicialmente era dividida em melhor figurino de filme preto e branco e melhor figurino de filme colorido. O filme que ganhou o primeiro OSCAR de melhor figurino era The Emperor Waltz.

the-emperor-waltz

A partir dos anos 1950 o cinema começa a fortalecer sua posição como lançador de tendências. As atrizes Audrey Hepburn, Grace Kelly, Marilyn Monroe, entre outras, viraram as ícones de moda. Na segunda metade do século XX a área de figurino se expandiu para a televisão, principalmente para o setor de propaganda e seriados. O figurino masculino do seriado Miami Vice influenciou a moda nos anos 1980.

MDot-MiamiVice-640x360-MP

XXI

Nos anos 1990 – 2000 o figurino de seriado como referência de moda fortaleceu ainda mais sua posição com lançamento de seriados Friends e Sex and the City. O corte de cabelo usado pela personagem Rachel Green, foi considerado o corte mais famoso daquela década.

static1.squarespace.com

Nos dias de hoje o figurino está se tornando cada vez mais importante, pois o fato do espectador ter acesso à internet onde pode realizar pesquisas a qualquer hora, tornou ele mais seletivo e informado. Sendo assim, os figurinistas da atualidade estão constantemente colocando o seu trabalho à prova em âmbito global e por essa razão precisam ser bastante cautelosos e fidedignos com os detalhes e linguagem da peça, especialmente na criação de figurinos históricos.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *