Moda feminina nos anos 1970

A moda feminina da década 1970, de modo geral, continuava a linha de 1960. As saias mini no início eram muito usadas em combinação com botas altas.

moda 1970

Mal cobrindo a parte traseira do corpo, sendo muito criticada, a saia mini começou aos poucos a ser substituída pela saia midi em formas diferentes. As mais usadas eram os modelos em evasé, com pregas até joelho e na segunda metade da década com botões de cintura até o final do comprimento da saia, permitindo fechar e abrir de acordo com a ocasião. O vestido envelope, criado em 1973 pela Diane Von Furstenberg, se tornou o símbolo da época. Feito de malha sem zíper e\ ou botões, era muito fácil de colocar e tirar, dando a liberdade de movimentos. De forma geral os vestidos eram menos usados do que nas décadas anteriores, dando preferencias as combinações de calças ou saias com blusas.

Além das saias, as mulheres gostavam de usar calças, principalmente o modelo boca-de-sino, que se tornou o símbolo da moda dos anos 1970. As mulheres, principalmente jovens, começaram a usar jeans em várias ocasiões, buscando o conforto e praticidade da moda masculina. A calça jeans foi cominada normalmente com casacos cortados no estilo de alfaiataria.

O calçado mais usado era de tamanco de madeira ou sapatos de salto alto. Entre os acessórios, os óculos finalmente ganharam espaço na moda, com armações e lentes de várias cores de tamanho grande. O cachecol com franjas até o joelho e os bijus também eram bastante utilizados. Entre os tecidos mais utilizados permaneciam tweed, veludo e malha. O tecido jeans ganha destaque e começa a ser bastante usado pelo público jovem.

Diferente das outras épocas, o traje de noite se torna mais simples. Os bailes e jantares foram substituídas de casas noturnas, exigindo outro jeito de se vestir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *