Look Feminino com Gravata

Depois de participar em eventos e feiras,  recebi várias perguntas de mulheres sobre as possibilidades de construção de um look  feminino com gravata. Perguntas como “É comum as mulheres usarem gravata?” “Que cor posso usar?” “Tenho que vestir terno?” “Existem gravatas específicas para mulheres?” “Qual é o nó mais indicado?”. Para esclarecer estas dúvidas explico abaixo como a gravata pode compor um look feminino. Existem muito mais possibilidades do que você imagina.

É comum as mulheres usarem gravatas?

Esse tipo de dúvida é muito comum, principalmente, porque a gravata ao longo da história foi considerada um símbolo de masculinidade, fazendo com que muitas mulheres ainda se sentam inseguras em relação de uso da gravata. Apesar da moda ainda estar caminhando na direção sem gênero, há mulheres que já compartilham roupas com seu marido/namorado ou as compram em lojas masculinas, porém a grande maioria das peças ainda se limitam à camisetas e blusas.

A gravata já está presente no look feminino há décadas. Estrelas de cinema do século XX, se destacaram na moda pelo uso de gravata. Por exemplo Marlene Dietrich, na década de 1930 ou Diane Keaton, na década de 1970. Logo, você também pode começar a incluir esse acessório no seu dia-a-dia, afinal, a gravata é um forte símbolo de moda e usada de forma correta pode ajudar a transmitir elegância, seriedade, organização e poder.

Existem gravatas específicas para mulheres ou gravatas femininas?

Não se preocupe em achar a gravata rotulada como feminina. A escolha da gravata tem que ser feita de acordo com  a cor, estampa, largura e comprimento. De forma geral, para as pessoas que vestem PP ou P é indicado o uso de gravata skinny (3,5 – 5 cm) ou slim (5-8 cm). Quem veste M pode usar tanto slim quanto a clássica de 9-10 cm. Quem usa G, GG sugiro optar por gravata clássica.

Saiba mais sobre tipos de gravatas.

Em relação ao comprimento da gravata, quem tem altura em torno de 1,45-1,60 m é indicado uso de gravata mais curta (145cm). Quem tem altura maior que 1,85 m deve optar pela gravata com 157 cm. A maioria das marcas trabalham com gravatas de 145 cm, o que acaba prejudicado seu uso para pessoas mais altas, restringindo a opção de nós de gravata. As gravatas Svetlana Morbini tem 150 cm de comprimento, o que possibilita o uso tanto para pessoas mais altas, quanto para mais baixas, variando o nó de maior para o menor. Por fim, não há porque buscar uma “gravata feminina”, pois o mais importante é encontrar um gravata que combine com o seu estilo e biotipo.

Qual é o nó mais indicado?

Depende do seu estilo e do que se quer transmitir. Nó clássico Four in Hand combina com tudo. De forma geral, os nós assimétricos, como Príncipe Albert, Vitoria, Oriental, tornam look mais elegante e ajudam a alongar silhueta. Os nos simétricos, como Windsor e Selby-Pratt, são mais sérios e imponentes, mas podem deixar a aparência mais robusta. Além deles existem outros nós, mais complexos, que tornam look mais extravagante e marcante. Por exemplo, o Trinity ou Tulipa.

Que tipo de roupa posso combinar com gravata?

Atualmente existem muito mais variações de looks femininos para usar com gravata do que se imagina. Separei alguns.

Look social + Gravata de crochê

Gravata de crochê normalmente tem ponta reta e caimento mais leve. É uma ótima opção para inverno em combinação com calça, protegendo o pescoço do frio. Também é indicada para uso na primavera ou outono com saia lápis, criando um look mais suave, principalmente dando preferência aos tons vivos e alegres.

Gravata de algodão + Jeans

Look composto por camisa e jeans boyfriend que é um dos preferidos entre as mulheres no mundo inteiro. Porque não torná-lo único, complementado com gravata slim ou borboleta de algodão. Aproveite para trazer mais cor através da estampa da gravata. Com certeza você não vai passar despercebida.

Terno + Lenço

Aproveite os lenços que você tem para renovar seu look. Use eles com camisa e blazer dando um nó de gravata borboleta ou Four in Hand. É uma ótima opção para suavizar sua imagem, destacando seu lado romântico.

Look Clássico

Se você tem uma reunião ou um evento de negócios, aposte em um look masculino clássico, usando terno de três peças e gravata lisa ou com padronagem tradicional (xadrez, paisley, listra ou poá). Em combinação com salto e relógio você vai demonstrar poder e seriedade.

Terno + Gravata + Joias = Festa

Quem cansou de vestidos como única opção de look de noite ou um evento diurno, considere um look de terno com gravata clássica, dando preferência ao nó mais volumoso como Windsor ou Tulipa. Complete o look com pin de lapela ou lenço de bolso. Brincos compridos e penteado com coque\ topete alto vão tornar o look mais festivo. Neste caso não tenha medo do brilho.


Resumo:

  • Não precisa procurar por gravata feminina, compre a que quiser, mas preste atenção na largura, comprimento e tecido, além da qualidade, é claro.
  • Gravatas de algodão são ótimas para usar de dia, combinando com jeans (tanto saia quanto calça).
  • Gravatas de seda são ótimas para looks mais elegantes e eventos noturnos.
  • Aposte em terno com nó Windsor para passar seriedade e gravata borboleta para ser mais romântica.
  • Pode usar gravata com camisa social, camisa jeans, vestido com colarinho, combinando com saia, calça e até shorts.

Você percebeu que existem inúmeras opções de look feminino com gravata. Se você ainda não tem uma e não tem sabe se deve ter, comece a testar pegando emprestado do marido, namorado, pai, irmão, amigo, enfim. Outra opção é usar o lenço de pescoço para ir se acostumando.

Experimente novas combinações no seu look e compartilhe conosco nos comentários 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *