Figurino do personagem Pantera Negra (Marvel)

Figurino do personagem Pantera Negra, que faz parte do filme recém laçado Guerra Civil (Marvel) impressiona com a combinação de força e poder de um homem com a postura graciosa de um animal, considerado um símbolo feminino. Inesperadamente, personagem coadjuvante roubou a cena dos atores principais.

Quem é Pantera Negra?

O personagem Pantera Negra foi criado pelo Stan Lee e Jack Kirby e apareceu primeira vez em 1966, Quarteto Fantástico, numero 52.

Pantera Negra é um dos primeiros super-heróis negros na história da Marvel. Ao longo da história da Marvel, existiam várias panteras negras, relacionadas com a história de país africano fictício Wakanda, onde a os poderes do espírito de pantera, que protege a família real, passam de guerreiro para outro. Atualmente, Pantera Negro é considerado o super-herói mais rico do universo Marvel. Entre seus super poderes, os mais destacados são a visão noturna, força que permite levantar até 400 kg, super audição e entre outros. No filme Guerra Civil o personagem foi interpretado pelo autor Chadwick Boseman, que continuará fazendo papel de super-herói no filme Pantera Negra em 2017.

black-panther-jack-kirby-scans031

 

Figurino

Personagem Pantera Negra no filme Guerra Civil impressiona com qualidade do seu figurino. Além das qualidades tecnológicos, o que realmente chamou atenção é a relação com a tendência de moda sem gênero.

Segundo ano várias marcas de moda lançam as coleções, trazendo as roupas sem gênero para as passarelas e vitrines. Umas com mais sucesso, como por exemplo a famosa coleção da Gucci, inspirada nos anos 1970, em 2015, outras nem tanto, lembrando da coleção da Zara, para quem “sem gênero” aparentemente significa sem graça e estilo, oferecendo para consumidor roupas cinzas.

Neste contexto Marvel relembra e traz personagem, que aparece no filme de repente e faz com que um espectador, acostumado com aparência de Mulher-Gato, se questiona se é homem ou mulher.  Mas logo depois ele esquece do gênero e curti a força, poder e habilidades deste super herói.

esqab15nvdhyl6as6vnv

8983cae7937abe74c6eb8ba3ca447cde-970-80

A roupa colada no corpo que destaca os músculos do super-herói com garras longos de animal felino, feitos de metal fictícios do Universo Marvel – vibranium, cria visual moderno, sem gênero, que não tem nada que indica se a pessoa que está vestindo é homem ou mulher.

garras pantera negra

Além disso, o figurino chamou atenção pela mistura de estilos e culturas diferentes, unindo os elementos étnicos africanos, como uma espécie de colar em vibranuim no peito, com detalhes que lembram armadura medieval e roupas de ninjas.  Finalizado pela máscara, que cobre todo rosto do personagem, inclusive os olhos, esconde completamente a identidade do super-herói. Figurinista, responsável pelo personagem Pantera Negra, Judianna Makovsky, procurou usar os tecidos com bastante elasticidade, para destacar ainda mais os movimentos “felinos” do ator e seus dubles, representando corpo mais de um ninja do que de um super-herói convencional .

Mais uma vez Marvel mostrou que sabe, quando trazer o herói certo na hora certa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *