Figurinista
Deborah Lynn Scott é figurinista e cenógrafa, que se tornou reconhecida por seu trabalho no filme Titanic que lhe valeu o Oscar de Melhor Figurino. Para realização de pesquisa Deborah buscou grande parte do conteúdo em revistas de moda e livros de amostras de tecidos antigos.
Analise de Figurino do Jack Dawson
Período histórico
Belle Époque (1871-1914)
Período histórico entre 1871 e 1914, caracterizados pela tranquilidade e prosperidade vividos na Europa e os Estados Unidos.
Durante este período:
· o Ocidente viveu em paz;
· a economia progrediu muito, especialmente na indústria e no comercio;
· as cidades cresceram e melhoraram os espaços públicos, os transportes e as redes de saneamento;
· os progressos técnicos proporcionaram comodidade e bem-estar. Nas grandes cidades, a burguesia frequentava a ópera, os cafés-concerto, os salões de chá, os teatros, os concursos hípicos e as competições desportivas (tênis, futebol, rugby).
Espaço
O filme mostra uma tragédia que aconteceu na madrugada entre os dias 14 e 15 de abril de 1912, quando a Titanic naufragou após colidir com um iceberg. Presença de personagens de classes sociais diferentes, exigiu construção de dois espaços. A vida de terceira classe é representada através da história do Jack e Fabrizio e da primeira classe através da Rose e sua família. O fato que depois de resgatar Rose, Jack é convidado a se juntar a primeira classe, ajuda ao espectador conhecer dois extremos da vida durante este período histórico.
Imagens originais do Titanic
Personagem
Jack Dawson, de Chippewa Falls, Wisconsin, um artista pobre e aventureiro, sendo o contraste a Rose, burguesa reservada, que vivia seguindo as regras. O fato que ele já viajou para vários lugares do mundo, dando atenção especial ao tempo que passou em Paris, mostra o lado romântico do personagem. A cena em que ele ganha dois bilhetes para o RMS Titanic em um jogo de pôquer e viaja como um passageiro da terceira classe, representa seu espírito livre e torna ele um dono do seu próprio destino, diferente da Rose. Analisando o contesto histórico, os passageiros de primeira e terceira classe já mais poderiam se misturar, por isso a cena em que Jack resgata Rose, quando ela tenta pular da popa do navio, permite que ele se misture com alguns passageiros da primeira classe.
Figurino
Figurino do Jack Dawson é realista, pois foi criado mais próximo a moda e regras de vestuário da época. Além disso, o diretor James Cameron teve como objetivo criar um filme mais real possível, dedicando tempo para pesquisa de acontecimentos históricos.
Comportamento do personagem caracteriza Jack como uma pessoa romântica, aventureira, otimista. Essas características foram apresentadas através das roupas soltas e simples. Como era um artista pobre há poucas trocas de figurino, o personagem usava roupas dos operários da época, camisas de algodão claro estilo «padre», camisa de algodão marrom, calça curta e sem ajustes o que necessitava de um suspensório, casacos de tecido grosseiro como lã batida, sempre em tons terrosos ou preto, sóbrios e com padronagens xadrez em algumas peças, o que lhe conferia o aspecto de «sujo». Sapatos e botas no estilo «brogue» em couro marrom e meias. Uma pasta com desenhos e material de desenho – um acessório importante para completar o figurino e mostrar sua profissão.
Um dos momentos chave da construção de figurino é o jantar na primeira classe, quando o Jack usa smoking emprestado. O comportamento do personagem muda, mostrando seu lado comportado e reservado.
Cabelo
Corte de cabelo do personagem Jack Dawson virou o ícone dos anos 2000. Levemente bagunçado, com franja caindo na frente dos olhos destacavam muito bem o espirito romântico do personagem, ao contrario dos homens da primeira classe com cabelo perfeitamente penteado.